A COR COMO INFORMAÇÃO
A construção biofísica, lingüística e cultural da
simbologia das cores
LUCIANO GUIMARÃES
Capítulo
Amarelo - tesouros
do arco-da-velha
O significado
da cor de acordo com cada cultura pode ser alterado. Este capítulo aborda o uso
adequado da cor como informação, de acordo com casa sociedade, que interpreta
cada cor de acordo com as influencias recebidas durante a constituição desta
sociedade.
A cor e a
informação cultura
Cada cor tem uma informação implícita que pode variar de sociedade para sociedade. Por exemplo, a cor amarela pode significar alerta, loucura, exclusão, inveja, traição ou até mesmo alegria, calor, ouro, fruto maduro, e em culturas árabes pode significar palidez. Este exemplo mostra como uma cor pode assumir diferentes significados em diferentes culturas e ao longo do tempo.
Cada cor tem uma informação implícita que pode variar de sociedade para sociedade. Por exemplo, a cor amarela pode significar alerta, loucura, exclusão, inveja, traição ou até mesmo alegria, calor, ouro, fruto maduro, e em culturas árabes pode significar palidez. Este exemplo mostra como uma cor pode assumir diferentes significados em diferentes culturas e ao longo do tempo.
A cor e
as estruturas dos códigos culturais
A cor
pode apresentar oposições. Ela pode ser binária, polar e assimétrica. Um
exemplo desta binaridade é a oposição entre a morte e a vida, simbolizada pelo
preto e o branco. Dentre outros exemplos temos a oposição na união, onde
antigamente, devido à conceitos antigos, o homem é o preto e a mulher o
vermelho, e nos dias atuais o homem continua sendo o preto e a mulher
passa a ser branco, pela pureza.
- Preto - Branco: Trevas - Luz
- Preto - Vermelho/Branco: Masculino - Feminino
- Preto - Colorido: Autoridade
- Vermelho - Branco: Revolução
- Vermelho - Verde: Permissão - Negação
A partir
destas relações binárias, pode-se causar uma desestabilidade com a inserção de
outra cor, como o exemplo de menino com azul e menina com vermelho, e ao
inserir o amarelo, esta binaridade é afetada e muda de sentido.
A
classificação cultural das cores
Como a
cultura é dinâmica e o tempo é variável, a sociedade acaba por adquirir um
repertório sobre as cores. Em uma sociedade ocidental o preto é luto. Já nas
culturas orientais o branco assume o lugar do luto em função do significado da
morte: elevação espiritual, e o preto o nascimento. Observamos que o preto
continua com sentido negativo e o branco positivo, mas interpretados de
forma diferente.
Algumas culturas
confundem as cores não por dificuldade em ver as cores, mas por deficiência
histórica de significados relacionados às cores.
Capítulo
Vermelho -
violência e paixão
Este
capítulo vem com o intuito de exemplificar a partir da cor vermelha o sentido
que as cores podem assumir.
Agressividade
do vermelho
O vermelho
está no limite da cor visível e por isto a agressividade característica desta
cor. Outro motivo para esta agressividade pode ser por ser ponto de convergência
estar atrás da retina, ao passo que do azul está a frente da retina,
caracterizando assim a agressividade do vermelho e a passividade do azul.
A
oposição do verde
A cor
verde assume uma postura mais amena por estar eqüidistante de seus extremos. O
verde pode ser esperança, do jogo e da fortuna, da permissão e do equilíbrio.
Vermelho:
violência e paixão
O
vermelho pode assumi significados opostos relacionados ao mesmo sentido: fogo
(guerra e amor) e sangue (violência e paixão). O vermelho pode ser amor divino,
pecado, sensualidade, imposição, guerra e revolução.
Aplicação
da simbologia do vermelho
Em capas
de revista sempre vem chamar a atenção para escândalos.
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